domingo, 15 de novembro de 2009

Perguntas Frequentes


São perguntas que muitas pessoas desconhece e ai montam boatos em cima do que acredita saber,vamos esclarecer as duvidas:

O Balão intra-gástrico é um procedimento cirúrgico ?
Não. Trata-se de um procedimento pouco invasivo, onde um balão, normalmente preenchido por um líquido, é posicionado dentro do estômago através de uma endoscopia com sedação.

Qual a diferença entre o Balão e a Cirurgia Bariátrica ?
O Balão apresenta-se como um tratamento temporário, mas eficiente, para indivíduos com sobrepeso (25-29Kg/m2) ou obesidade não severa (30-35Kg/m2). Também pode ser utilizado nos obesos mórbidos e superobesos (≥50kg/m2) como uma forma de melhor prepará-los para um procedimento definitivo (Cirurgia Bariátrica).

Mas o Balão é colocado em um centro cirúrgico ?

Não necessariamente. É um procedimento que necessita de sedação e uma estrutura que normalmente é encontrada nos centros onde são realizados os procedimentos de endoscopia digestiva.

Ficarei com o Balão por quanto tempo ?
Normalmente se permanece com o Balão por um período de seis meses.

Quais são os tipos de cirurgia ?
As cirurgias realizadas e que são reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e pelo Conselho Federal de Medicina são as seguintes:
» Cirurgias restritivas – são as menos utilizadas atualmente, têm o objetivo de restringir o volume de alimento ingerido. A mais realizada constitui-se na colocação de um anel ajustável de material altamente especializado na transição esôfago-gástrica.
» Cirurgias restritivas com desvio do trânsito intestinal (Capella / Wittgrove) – são as mais realizadas. Transformam uma porção do estômago em um pequeno reservatório de +/- 30 ml, diminuindo bastante a quantidade de alimento ingerido, e também promovem uma disabsorção de uma fração dos alimentos através de um desvio no trânsito do intestino delgado.
» Derivações bílio-pancreáticas (Scopinaro/Duodenal Switch) – são procedimentos com indicações mais selecionadas que levam a um processo de maior disaborção alimentar e não interferem na quantidade de alimento ingerido.

Qual é o tratamento ou cirurgia mais indicado / adequado ao meu caso ?
A escolha do melhor procedimento cirúrgico baseia-se no Índice de Massa Corpórea e na quantidade de calorias e tipo de alimento que normalmente o paciente ingere.

Essas cirurgias oferecem riscos? Quais ?
Sim, como quaisquer outros procedimentos cirúrgicos. Embora mínimos, existem índices de morbidade e mortalidade cirúrgicos. A mortalidade e a mortalidade desse procedimento varia obviamente com a condição clínica pré-operatória do obeso e seu grau de obesidade. As complicações mais comuns no período pós-operatório são as pulmonares (pequenos colabamentos no pulmão–atelectasias e pneumonias), trombose venosa profunda e embolia pulmonar (coágulos que se forma dentro do sistema venoso), infecção da ferida operatória, vazamento do conteúdo gastrointestinal através da abertura das suturas (costuras) realizadas, sangramento digestivo pelo reto, e cálculos na vesícula biliar a longo prazo. De modo gera, a mortalidade encontra-se em níveis inferiores a 3%.

Por que optar pela cirurgia aberta ou videolaparoscópica ?
A cirurgia realizada da forma aberta (convencional) ou por videolaparoscopia é exatamente a mesma, o que muda é o acesso utilizado - grandes incisões (na aberta) ou mini-incisões (na laparoscópica). Obviamente, quando se opta pela forma menos invasiva, a dor pós-operatória e as complicações com a própria ferida cirúrgica são menores, o tempo de internação e de recuperação também é menor, fazendo da cirurgia por videolaparoscopia a mais adequada e devendo ser indicada sempre que possível.

Em média quanto tempo dura o procedimento ?
Em média esses procedimentos duram em torno de 1h e 30 min. a 2 horas, mas depende da experiência do cirurgião e do entrosamento de sua equipe cirúrgica, principalmente quando realizada por videolaparoscopia.


"Equipe da Esperança"

5 comentários:

  1. Poxa, muito legal esse trabalho de vocês, uma amiga minha fez essa cirurgia, ela mantinha um blog muito legal, mas foi deletado pelo weblogger..

    []s

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário em meu blog.
    Parabéns por esta iniciativa!
    Vou divulgar!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o blog de vocês. Muitas pessoas que tem esse problema precisam de informação.
    obrigado pela visita no meu blog

    ResponderExcluir
  4. É legal ter acesso a esse tipo de informação. Pois sabemos do problema muito por alto. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. oi tudo bem? gostei,eu tinha algumas curiosidades sobre esse assunto, agora esclarecidas, tenho só que agradecer, bjs!

    ResponderExcluir