sábado, 14 de novembro de 2009

Perguntas Frequentes


São perguntas mais frequentes que a maioria das pessoas se perguntam e que questionam!

O que é Obesidade Mórbida ?
Obesidade Mórbida é definida como um Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 35 Kg/m2 com comorbidades ou 40 Kg/m2 ou mais, sem comorbidades.

Quais são os tratamentos para a obesidade ?
Há inúmeros programas que visam à redução do peso, os quais incluem supervisão nutricional, programas de modificação comportamentais psiquiátricos, dietas comerciais, medicamentos para redução do apetite e o uso do balão intra-gástrico.

O que é Índice de Massa Corpórea ?
É o peso (em Kg) dividido pela altura do paciente (em M).

O que significa comorbidade ?
A condição de obesidade severa está associada a um grande número de problemas de saúde. Alguns desses problemas são causas de morte precoce como a doença das artérias coronárias, o diabetes de início em idade adulta, as dificuldades respiratórias do obeso e apnéia do sono, o risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e outros. Existem também outros problemas que podem estar presentes como doenças articulares graves dos membros inferiores e até mesmo um risco aumentado para alguns tipos de câncer (útero, mama, intestino grosso).
Estima-se que o risco de morte prematura de homens severamente obesos é 12 vezes maior quando comparado com homens não obesos na faixa etária dos 25 aos 34 anos.

O que é a Cirurgia Bariátrica ?
É um procedimento cirúrgico que tem por objetivo proporcionar e manter uma perda importante de peso, ou seja, vislumbra a cura da obesidade mórbida e suas consequências.

Quando se opta pelo tratamento cirúrgico ?
Normalmente os pacientes que são submetidos à Cirurgia Bariátrica já passaram por vários tipos de dieta ou por outros meios que objetivam a perda de peso. Contudo, quando se alcançam índices de peso que definem obesidade mórbida, com ou sem comorbidades, a indicação cirúrgica torna-se incontestável no sentido de se minimizar os riscos de mortalidade precoce.


"Equipe da Esperança"

5 comentários:

  1. Toda a informação postada é muito interessante assim como toda a pergunta que puder ser feita para que dúvidas sejam tiradas.

    ResponderExcluir
  2. Epero respostas.
    Como encontrou meu blog.
    sobre o seu blog agora.
    Meu amigo tinha Obesidade Mórbida, mas se recuperou, hoje esta bem. Nao tao magro, mas bem de saude.

    ResponderExcluir
  3. Ele não fala muito sobre sua vida particular, muito reservado.Mas até que eu sei ele fez um cirurgia de redução de estomogo e perdeu muitos kilos. Recuperou alguns, mas o que me parece, parece estar bem.

    ResponderExcluir
  4. olá vim agradecer a visita e dizer que estou na recíproca com vc, gostei muito do seu blog! bjs bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Que interessante o seu blog! Ja estou levando o seu link comigo!

    Obrigada por visitar o meu blog!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir