sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Causas da Obesidade


O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia desperdiçada.

As principais causas da obesidade são: genéticas, psíquicas, comportamentais e ambientais.

Genéticas

Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da atividade física.

Psíquicas

Grande parte dos obesos tem uma alteração psíquica que o induz a superalimentação de forma compulsiva.

Comportamentais

A diminuição dos gastos energéticos associados aos atuais hábitos alimentares com excesso de gorduras e carnes, e com pouca ou nenhuma fibra, são os principais responsáveis pelo elevado índice de obesidade.

A obesidade também está ligada ao sedentarismo, a troca de exercícios físicos por mais horas de televisão, jogos eletrônicos ou jogos de computador, internet etc.

Ambientais

Em ambientes superurbanizados há inúmeros fatores que nos fazem evitar a perda de calorias do dia a dia, como: automóveis, escadas rolantes, elevadores etc. Além ,é claro, do inúmeros lanches rápidos e gordurosos que fazemos na rua devido ao tempo corrido.

Aqueles que moram em um ambiente violento têm mais chances de se tornarem obesos, devido ao medo de freqüentarem as ruas por seqüestros, atropelamentos, balas perdidas etc. E criando o costume de ter prazer sentados, vendo TV, no computador etc.


"Equipe da Esperança"

Nenhum comentário:

Postar um comentário